Não sou egoísta

Quando uma mulher ou um casal diz que não pretende ter filhos, o que se ouve quase imediatamente é "porquê? não sabes o que perdes, a tua decisão é muito egoísta". 
Mas como? A meu ver, é uma decisão bastante bem pensada  e ter filhos é que é estar a pensar em si mesmo.

Hoje de manhã estava a ver televisão e uma senhora disse que não percebia as pessoas que não tinham filhos, pois ela estava muito feliz por ter 70 anos e não se sentir sozinha. Não é isto um acto egoísta? Ter filhos para não se sentir solitário mais tarde? E mais, as mulheres não podem trabalhar a partir de determinado período da gravidez logo, quem escolhe não ter filhos não terá esse tipo de férias. Uma pessoa egoísta iria pensar nesse benefício, sem dúvida alguma. E a ideia de que os filhos dão alegria? Significa que antes não a tinham? E aquela velha história de que os filhos é que ensinam a capacidade de amar? Significa que todas as pessoas sem filhos não sabem ser gratas e amar o próximo?

Não ter filhos é ter a completa noção de que não é necessário procriar para se sentir realização pessoal. Não é necessário ter filhos para aprender a amar, até porque nem todas as mães amam realmente os seus filhos. Quantas vezes não vemos crianças sedentes de atenção e cuidado por parte dos pais?

E não, não tenho curiosidade em saber como um filho meu seria... Para além disso, ninguém merece chegar a um mundo onde o futuro do próprio planeta é tão incerto.


You May Also Like

0 comentários

Expressa-te.